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alimentação e tensão pré menstrual

30 de agosto de 2013

Dentre os sintomas mais comuns da TPM podem-se mencionar a predominância de ansiedade, irritabilidade, alterações de humor ou tensão nervosa, cefaleia, aumento de apetite, desejo por doces, fadiga, tremores e palpitação, depressão, acompanhada por insônia, choro fácil, esquecimento e confusão mental, ganho de peso, dores abdominais, edemas nas extremidades e mastalgia (dores nas mamas). Todos eles diminuem rapidamente com o inicio da menstruação.

 

Saiba quais grupos de alimentos você deve  consumir para minimizar os sintomas da TPM.

 

Vitamina B6

A vitamina B6 atua como co-fator na formação da serotonina e por esse motivo poderia exercer efeitos benéficos associados com alteração de humor. Boas fontes de vitamina B6 são: arroz integral, germe de trigo, aveia, amendoim, nozes, batata, banana, salmão, atum e fígado de boi.

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Vitamina E

A vitamina E pode aliviar sintomas como ansiedade e sensibilidade mamária. Boas fontes de vitamina E são: cereais integrais, noz, castanhas, azeite de oliva, azeitona, óleo de soja e de girassol, milho, gema de ovo e agrião.

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Cálcio

Irritabilidade, ansiedade e obsessão têm sido associadas com a hipocalcemia. Boas fontes de cálcio são: leite e derivados, vegetais e folhas verdes escuras como couve e brócolis.

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Magnésio

Este mineral tem função complementar às funções do cálcio. Boas fontes de magnésio são: Folhas verdes escuras, frutos do mar e sementes.

Manganês

Estudos mostraram que mulheres com baixo consumo de manganês apresentam mais sintomas de mau humor e dor. Boas fontes de manganês são: grãos integrais, leguminosas, nozes e chás. As frutas e vegetais são fontes moderadas.

 Ácidos graxos de cadeia longa

Reduz a irritabilidade e dores nas mamas. Boas fontes de ômega-6 e ômega-3 são: óleo de peixe marinho, frutos do mar, salmão e atum.

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Fotos Divulgação

Neste período é importante também evitar o consumo de alimentos ricos em gordura, sal (embutidos e conservas), açúcares e alimentos com alto teor de cafeína (café, chá preto e mate, refrigerantes à base de cola e guaraná), pois são agravantes do quadro de TPM.

Hábitos alimentares e estilo de vida SAUDÁVEIS podem ser considerados como coadjuvantes no tratamento da síndrome pré-menstrual. Um nutricionista pode te ajudar a montar um cardápio específico para você passar esta fase mais tranqüila!

 

 

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